Para mim, e acho que para todos, a saúde é um elemento fundamental para a qualidade de vida das populações. Construído o edifício do Hospital a preocupação com ele e com os cuidados de saúde não termina. Na verdade, são tão importantes são as condições físicas, como os serviços prestados, as condições de trabalho dadas aos profissionais, o reconhecimento do trabalho efectuado e a articulação com os Centros de Saúde,
Com essa preocupação em mente, reuni-me com o condenador de actividades do Centro de Saúde de Seia, e a sua equipa, para ouvir as preocupações sentidas no dia a dia da sua actividade.
Delas ressaltam a necessidade de haver uma estreita coordenação entre os Centros de Saúde, os equipamentos hospitalares e as IPSS no que toca aos cuidados continuados e paliativos. Mas também a necessidade de uma valorização do contributo que os profissionais do Centro de Saúde dão nas urgências, assegurando-as.
Outra das preocupações que se espera que, em breve, deixe de o ser, é da construção de um novo espaço para o Centro de Saúde, para que se possa servir a população em melhores condições do que aquelas que oferece o edifício actual, que é da década de setenta e nunca sofreu obras profundas de requalificação.
O Centro de Saúde presta um serviço à população, seja em Seia, seja nas suas extensões. Serviço esse que é cada vez mais importante para a prestação dos cuidados de saúde primários, evitando assim que haja necessidade de recurso às urgências.
Sem comentários:
Enviar um comentário